Abyny Homenagens

Bento XVI

31/12/2022, Mosteiro Mater Ecclesiæ - Vaticano

via ABYNY

Biografia

Joseph Aloisius Ratzinger, nome de batismo de Bento XVI, nasceu em Marktl an Inn, uma pequena vila da Baviera, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Filho de Joseph Ratzinger, comissário de polícia, e de Maria Ratzinger, de descendência austríaca.

Em 1932 a família mudou-se para Aschau. Em 30 de janeiro de 1933 Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Nessa época, o jovem Joseph começou a mostrar sua vocação sacerdotal.

Em 1937 mudou-se com a família para Traunstein, onde no ginásio aprendeu o latim e com ele pode ler as fontes religiosas.

Vida sarcedotal

Em Aschau começam os primeiros vislumbres da vocação sacerdotal, o jovem Ratzinger se deixa tocar pelos atos litúrgicos do povoado os quais frequenta com piedade, entrementes o avanço do novo sistema político e, com ele, a oposição da Igreja. Em fevereiro de 1937 tem lugar a Kristallnacht em que as juventudes hitleristas apedrejam as vitrines das lojas dos judeus. Pouco tempo depois Pio XI promulga a Encíclica Mit brennender Sorge, em que condena as teorias nacional-socialistas. Neste ano seu pai, então sexagenário, aposentou-se e a família mudou-se para Traunstein.
Nos anos de ginásio em Traunstein aprendera o latim que ainda era ensinado com rigor, o que muito lhe valeu como teólogo, pôde ler as fontes em latim e grego e, em Roma, durante o concílio, comenta, foi-lhe possível adaptar-se com rapidez ao latim dos teólogos que lá se falava, embora nunca tivesse ouvido palestras nessa língua.

Guerra

O alistamento no grupo da “Juventude Hitlerista” tornou-se obrigatória a partir de 1938. Em 1941, com 14 anos, Joseph foi obrigado a entrar para a juventude, mas não participava dos encontros realizados pelo grupo. Em 1941, Joseph retornou para a casa dos pais. Em 1943, com 16 anos, foi obrigado a se alistar no Exército Alemão, em uma divisão da Wehrnacht, encarregada da defesa antiaérea, nos arredores de Munique. Ele não chegou a participar das batalhas devido a uma infecção em um dos dedos, que não permitiu que ele aprendesse a atirar. Em 1944 foi dispensado do serviço na bateria antiaérea e enviado a um campo de trabalho em Burgenland, para realizar trabalhos forçados. Em seguida, foi levado para o quartel de infantaria em Traunstein, onde desertou pouco depois.

Nomeação e renuncia

Sua proximidade com o Papa fez com que Ratzinger se tornasse o favorito no conclave que o elegeu, em 2005. Muitos diziam que o seu papado seria de transição. No conclave, foram necessárias quatro votações para que um único nome recebesse mais de dois terços dos votos. Aos 78 anos foi eleito papa pelo colégio de cardeais. O conclave terminou em 19 de abril de 2005. No dia 24 de abril seguinte, tomou posse em cerimônia na Basílica de São Pedro em Roma e permaneceu no cargo até 28 de fevereiro de 2013, quando renunciou, mantendo apenas o título de bispo emérito de Roma.

Foto: https://www.pensador.com/autor/papa_bento_xvi/

  • : 16/04/1927
  • : 31/12/2022
  • : Exterior
  • : Vaticano
  • : Mosteiro Mater Ecclesiæ
  • : cristao
  • : mar
  • : ABYNY
  • : (11)95845-9583

Compartilhe esta homenagem com seus familiares e amigos

Você tem alguma boa recordação?

Agora é um ótimo momento para compartilhá-la!

Faça seu login pelo Facebook:

0 Comentários

Doações
0